Ah, já ia me esquecendo de dizer que todas as apresentações são gratuitas!
Para quem não conhece ou não se lembra, aqui vai um breve relato de quem éi Carlos Saura na história do cinema Espanhol: Carlos Saura é um dos mais destacados representantes do cinema espanhol, diretor e fotógrafo, incorporou ao seu trabalho a alma de seu país. Seus filmes confundem ficção com vida real. Destaque para ‘Bodas de Sangue’, que abre a mostra no dia 2 de agosto. É o primeiro filme de uma trilogia flamenca, que se completa com outros, também presentes na mostra: ‘Carmen’ (1983) e ‘Amor Bruxo’ (1986). ‘Bodas de Sangue’ apresenta uma trágica cerimônia de casamento, desenvolvida por Antonio Gades, gênio da dança flamenca e filmada por Saura como um simples ensaio de uma companhia de dança.
Programação completa e sinopse dos filmes
Bodas de Sangue (Direção: Carlos Saura. Cor. Espanhol, 1981. 68 min.)
Mostra a história de dois jovens apaixonados que são impedidos pelas suas famílias de ficarem juntos. O reencontro acontece justamente no dia do casamento da jovem com outro homem. Um trágico destino selará este triangulo amoroso. Baseado na peça homônima de Federico Garcia Lorca.
Dia 02 de agosto, terça, às 20h.
Carmen (Direção: Carlos Saura. Cor. Espanhol, 1983. 97 min.)
Coreógrafo procura dançarina para o papel-título de espetáculo baseado na ópera Carmen, de Bizet. A narrativa é não-linear: a vida real confunde-se com a própria trama. Teatro.
Dia 09 de agosto, terça, às 20h.
Amor Bruxo (Direção: Carlos Saura. Cor. Espanhol, 1986. 98 min.)
Candela e José foram prometidos por seus pais em casamento desde crianças. Quando adultos, casam-se apaixonados e durante a festa de comemoração José morre apunhalado numa briga, Carmelo é acusado da morte e preso. Candela passa a se martirizar e todas as noites vai ao local do crime em busca de visões de seu marido. Dia 16 de agosto, terça, às 20h.
Tango (Direção: Carlos Saura. Cor. Argentino, Espanhol, 1996. 115 min.)
Mario Suarez (Miguel Ángel Sola), autor e diretor teatral, apesar da fama está em crise. Abandonado pela mulher, refugia-se nos ensaios de um espetáculo que prepara, sobre o tango. Angelo Larroca (Juan Luis Galiardo), o mafioso produtor e também bailarino frustrado, sugere a Mario que dê o papel principal a sua protegida (Mía Maestro). Impressionado com o real talento e beleza da jovem, ele se torna seu amante.
Dia 23 de agosto, terça, às 20h.
Fados (Direção: Carlos Saura. Cor. Espanhol, Português, 2007. 89 min.)
Uma viagem sonora através de diversas variações do fado, o gênero musical tradicional de Portugal, iniciado no século XIX por uma enorme leva de imigrantes que chegava ao país. Canções interpretadas por artistas consagrados como Caetano Veloso, Chico Buarque, Lilá Downs, Carlos do Carmo e conta com uma homenagem a Amália Rodrigues.
Dia 30 de agosto, terça, às 20h.
O SESC SANTANA fica no seguinte endereço:
Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana – Região Norte.
Dias: 02, 09, 16, 23 e 30 de agosto. Terças, às 20h.
Ingressos: Grátis
Enjoy it!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário